ENTREVISTA DA SEMANA - Secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente - Abre o Olho

Últimas

sábado, 22 de dezembro de 2018

ENTREVISTA DA SEMANA - Secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente

O seu mais novo portal de Notícias Comerciais, Abre o Olho, enfim inicia-se, a partir de agora você poderá acompanhar as principais notícias que envolve diretamente ou não, as finanças, o comércio, com vagas de empregos e muito mais.

Hoje a entrevista é com o Secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Saneamento: Junior Cezar Dias Trindade

Abre o Olho – Vemos que ultimamente você começou a divulgar seus trabalhos nas redes sociais. Qual o motivo? Você esta se preparando para uma candidatura a Prefeito nas próximas eleições?

Júnior - Apenas tenho divulgado um trabalho, desenvolvido frente as Secretarias de Turismo e Cultura e Meio Ambiente e Saneamento, onde atualmente, conduzo junto com a minha equipe de trabalho.

Utilizo as redes sociais, por ser o canal mais rápido e mais próximo da população, onde temos a facilidade de obter sugestões, opiniões, críticas construtivas ou não, ou seja, ouvir a opinião pública de uma maneira geral, através de um feedback com as pessoas, para saber se estamos no caminho certo e o que podemos melhorar.

Precisamos ouvir mais as pessoas. E é isso que tenho feito! 

Abre o Olho – Realmente é possível ver um belo trabalho a frente do turismo de Cáceres, mas você acredita que, com este tipo de experiência já é possível administrar uma cidade como Cáceres, que é considerado um pólo de muitos serviços na região oeste de MT?

Júnior - Não, jamais pensaria isso!  Conforme disse em entrevista ao Jornal Expressão no último dia 05, vejo que está muito cedo para falar em eleição. Quero continuar fazendo meu trabalho com muita determinação. Lá na frente, caso meu nome venha ser escolhido, pelo grupo político que faço parte, e, a população estiver satisfeita com meu trabalho e assim quiser, estarei sim, disposto, a mais esse desafio, mas no momento o foco principal é realizar um trabalho produtivo onde estou, ou seja, não é para conquistar eleitores, mas simplesmente cumprir o papel a mim confiado pelo atual prefeito.

Entretanto, não é por estar à frente da pasta do Turismo, mas por ter aprendido a administrar, primeiramente em minha empresa; em minha formação acadêmica na área de Administração, bem como através dos cargos que ocupei durante minha carreira: seja  como Presidente da Associação Comercial, seja como Presidente do Rotary Clube de Cáceres,  e atualmente, como gestor público, frente as várias pastas que já passei, na Administração do Prefeito Francis, como posso citar: a Secretaria de Fazenda,  Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Obras, Meio Ambiente e Saneamento e Turismo e Cultura.

Em todas as pastas que estive como Secretário, procurei fazer o melhor, pautando sempre pela  honestidade e seriedade na condução da coisa pública, objetivando  o primor e o aperfeiçoamento do serviço público.

Abre o Olho – Uma das coisas que deu o que falar nos últimos dias foi o Natal de Luz, mas uma dívida que não quer calar é: Quanto foi Gasto?

Júnior - Primeiramente quero destacar a ajuda do Deputado Dr. Leonardo, que não tem medido esforços para ajudar nosso Município. No Natal deste ano, por exemplo, conseguiu liberar recursos através do Grupo Chalana, para pagamento do aluguel, do lindo Presépio, que se encontra instalado na Praça Barão do Rio Branco.

E foi com  muito entusiasmo, e demonstração de espírito natalino, que o Prefeito Francis liberou recursos para que o Projeto  Natal de Luzes acontecesse. Foram gastos em torno de 100 mil reais, entre recursos  da Prefeitura e de patrocínios, para toda essa iluminação e decoração natalina que vocês estão vendo tanto no espaço da Secretaria de Turismo e Cultura, quanto na Praça Barão. É muito pouco, se você for comparar ao que outras cidades investem na Decoração de Natal.

É importante dizer também, que  esse Projeto “Natal de Luzes”, tem a participação dos reeducandos, cuja finalidade é a ressocialização dos mesmos na sociedade. É um projeto que tem dado certo, em parceria com a Cadeia Pública de Cáceres, com o Conselho da Comunidade,  a Autarquia Águas do Pantanal e a Secretaria de Turismo e Cultura do Município.

Abre o Olho – Não seria interessante gastar esse dinheiro com educação, saúde ou com as ruas que tem sido um problema na cidade?

Júnior - A gestão do Prefeito Francis, tem aplicado corretamente os recursos, até mais do que a Lei exige, com a Educação, Saúde, Obras e Saneamento. Quanto aos serviços de limpeza de ruas e tapa buracos, nunca deixou de ser feito, mesmo em período de chuva. O Prefeito Francis, não deixa de aplicar os recursos corretamente em cada área do Município. E por valorizar o Turismo e Cultura, tem investido também nessa área. Acreditamos que o nosso potencial turístico é forte e por isso vamos investir cada vez mais. Além disso, nosso povo merece,  e pelo visto estão aprovando esse trabalho, pois estão visitando, apreciando, e divulgando nas redes sociais, isso  é muito importante para nossa cidade, pois as redes sociais, atingem o público com muita rapidez, com certeza o Projeto “Natal de Luzes” de Cáceres, está circulando no Brasil todo e porque não dizer, até o mundo, sem contar que fomenta muito a economia local!

Abre o Olho –  Para o próximo Fipe, tem novidades? já existe alguma informação que possa passar para a população e aos internautas?

Júnior - Sim. A cada ano temos procurado inovar, e na 38ª Edição do FIPe/2019 não será diferente.

Como vocês puderam ver, no FIPe de 2018 - 37ª Edição,  tivemos a introdução de uma nova categoria especial:  da Pessoa com Deficiência - PcD, que foi um sucesso!

Neste ano, iremos inovar em outras áreas da pesca. Mais uma categoria estará sendo inserida, que é a Categoria de PESCA LIVRE, onde detalharemos mais a frente.

Ainda sobre o FIPe, queremos informar que, temos buscado parcerias para realização do FIPe/2019. Neste sentido, já tivemos reunião com o Governador Eleito Mauro Mendes, juntamente com o Prefeito Francis, cuja pauta da reunião, foi a viabilização de recursos do Governo do Estado para o Projeto da Orla do Rio Paraguai, como também para realização da Edição do FIPe de 2019, visto tratar-se do maior Evento Turístico do Estado de Mato Grosso.

Abre o Olho – Você faz a sua parte na sua secretaria, mas existe algum tipo de ajuda entre as secretarias ou cada uma mostra o seu trabalho, existe algum clima de rivalidade entre as pastas?

Júnior - Tudo que realizamos nas diversas Secretarias, sempre tem a participação das outras Secretarias. No caso das pastas que faço frente, tudo que tenho feito e temos tido o sucesso desejado, é porque tem a participação primeiramente do Prefeito, como também dos colegas Secretários, e de toda a equipe do Turismo e Cultura e Meio Ambiente e Saneamento, como de todos os servidores da Prefeitura.

A Prefeitura de Cáceres, funciona como uma engrenagem, todos tem que estar engajados para dar certo. E temos tido essa união em equipe, por isso tem funcionado.

Abre o Olho – Gostaria de expor algo ou explicar algo melhor?

Júnior - Desde que assumimos a Secretaria de Turismo e Cultura, buscamos realizar ações, que tragam benefícios ao setor turístico e também a cultura Cacerense. Temos investido nessa área, por acreditarmos no potencial que nossa cidade possui, tanto em atrativos turísticos como culturais e, que as vezes, por falta de incentivo da Administração pública, deixa de ser explorado e valorizado pelos turistas e pela própria população.

Neste ano por Exemplo, para movimentar o turismo e a economia local, podemos citar vários eventos de sucesso, onde destacamos: o FIPe, o Boi no Rolete, o Aniversário da Cidade, e agora o Natal de Luzes.

Na semana passada, a convite da Prefeitura, através do Prefeito Francis, objetivando inserir Cáceres, como destino turístico, junto a Empresa CVC, esteve em nosso Município, o Supervisor Nacional de Produtos Sr. Edgar da Silva, que veio da cidade de São Paulo/SP, para iniciar um estudo aprofundado das atrações turísticas de Cáceres. Em reunião realizada com o setor turístico de nossa cidade, Edgar disse que, a finalidade  da Agência de Turismo CVC, é fazer um mapa geral do turismo, levantando dados do espaço físico e estrutura geral para formatar pacotes de viagens que tragam os turistas para conhecer as atrações do município”.

“Essa é nossa meta enquanto gestor, continuar realizando ações, que consolidem cada vez mais o Turismo e a Cultura em nosso Município, pois são atividades que geram riquezas, emprego e renda e movimentam a economia local. É uma indústria limpa e sustentável. Promover isso em nossa cidade é a nossa grande missão. Por isso, vamos trabalhar incansavelmente para alcançar esse objetivo”.



Gostou desta entrevista, compartilhe com seus amigos, e acompanhe-nos, curta a página do Facebook ou siga-nos pelo instagram, alí você terá somente notícias que influenciam diretamente ou não o comercio de nosso município, região ou estado, além de vagas de empregos que serão divulgadas aqui e pelas redes sociais.

Para seguir clique nos links abaixo ou pesquise por @abreoolhooficial